Cidade do Livro

Um projeto altamente educativo de incentivo ao hábito da leitura desde cedo. O local é composto por vários ambientes onde os visitantes aprendem a importância dos livros, sendo abordados temas transversais, como saúde, meio ambiente, pluralidade, cultura, ética e cidadania.

Projeto Kids (de 3 a 8 anos):
Em uma livraria infantil as crianças embarcam em uma aventura por meio de livros gigantes, com a presença de personagens que interagem ensinando às crianças a importância da leitura.
Projeto Teens (de 9 a 12 anos): Mistério e Conhecimento

Embarcando em uma aventura com mistérios e muito conhecimento com a ajuda do Detetive Xerox Holmes, os alunos iniciam uma investigação em uma editora abandonada.
A cada mistério desvendado, o grupo aprende sobre o mundo dos livros e da leitura.

Aquário de São Paulo

O primeiro aquário temático da América do Sul, considerado uma referência em tratamento e exposição de animais, o Aquário de São Paulo é o maior aquário da América Latina e foi inaugurado em 2006, contendo 9 mil metros quadrados e 2 milhões de litros de água. Nele, podemos conhecer a realidade de diversos ecossistemas aquáticos nacionais e internacionais.

Catavento

Localizado no Palácio das Indústrias, antiga sede da prefeitura de São Paulo, reúne 250 atrações divididas em 04 seções: Universo (do espaço sideral à Terra), Vida (do primeiro ser vivo até o homem), Engenho (as criações do homem dentro da ciência) e Sociedade (mostra os problemas da convivência organizada do homem).

Tendo como principal objetivo apresentar aos visitantes conhecimentos científicos e culturais, o museu criou um espaço lúdico, social e cultural, rico em objetos e ambientes de aprendizagem interativos e informais que contribuem para o desenvolvimento dos alunos, despertando a curiosidade e o interesse pela ciência.

Chocomundo

Uma minifábrica artesanal de chocolates, onde os alunos terão a oportunidade de conhecer a história do chocolate, desde o cultivo do cacau pelos maias e astecas até a chegada do produto à Europa.

Estação Ciência

Um centro de ciências interativo que realiza exposições e atividades nas áreas de Astronomia, Meteorologia, Física, Geologia, Geografia, Biologia, História, Informática, Tecnologia, Matemática e Humanidades, além de cursos, eventos e outras atividades, com o objetivo de popularizar a ciência e promover a educação científica de forma lúdica.

Fazenda Ituaú

A fazenda se dedica à agricultura saudável e possui um projeto de produção em estufas, sendo uma fazenda referência no mercado de alimentos saudáveis, preservação do solo e meio ambiente. São produzidos diversos tipos de tomates, pimentões, berinjelas, pimentas e uma grande variedade de minilegumes, que fazem parte do projeto Terra de Gigantes.

Fazenda Nossa Senhora da Conceição

Localizada em Itatiba, a fazenda preserva um conjunto arquitetônico representativo do Ciclo do Café. Os visitantes poderão aprender sobre o café visitando a casa sede, capela, tulha, terreira e canaletas, além das máquinas antigas para beneficiamento, torração e moagem do café. Os alunos aprenderão também sobre imigração e o período da escravatura.

Museu TAM

É o maior museu de aviação do mundo mantido por uma companhia aérea, com um rico conteúdo museológico, tridimensional e multimídia, formado por meio de doações e empréstimos. O museu conta com mais de 90 aeronaves, entre pioneiros, clássicos, jatos e caças, a maioria em pelas condições de voo, além de simuladores, túnel multimídia, espaço TAM Kids, Espaço propulsão, Torre de controle, Espaço Moda e uma ala dedicada exclusivamente à trajetória evolutiva da própria TAM, onde todos podem decolar no mundo da aviação.

Cia dos Bichos

Localizada em Cotia, é uma minifazenda preparada para oferecer às crianças uma aproximação com a natureza por meio do contato com os animais e da vivência rural.

Zoológico de São Paulo

O maior zoológico do Brasil possui mais de 3.200 espécies de animais, sendo 102 espécies de mamíferos, 95 espécies de répteis, 216 espécies de aves, 15 espécies de anfíbios, 16 espécies de invertebrados e várias espécies ameaçadas de extinção.

Fazendinha Estação Natureza

Localizada no Brooklin, na cidade de São Paulo, em uma área de 10 mil metros quadrados, possui animais de campo e fazenda, visando despertar a curiosidade das crianças pelo ambiente rural.

Toca da Raposa

Fundada em 1995 e localizada em Juquitiba/SP, tem como objetivo levar lazer e cultura a todos os visitantes. Integra o chamado Cinturão Verde e sua área abriga um criadouro conservacionista de animais silvestres, com aves, répteis e mamíferos, devidamente autorizados pelo IBAMA, cujo objetivo é contribuir para a conscientização, conservação e preservação da natureza.
Seus projetos são: Índios do Xingu, Folclore Cultural, Educação Ambiental, Criadouro e Day Camp e acampamento recreativo.

Pet Zoo

Uma minifazenda, projetada para receber crianças, apresenta um espaço seguro próximo a São Paulo, atendendo às necessidades das escolas. O Pet Zoo oferece diversas atividades, conforme a faixa etária, e de forma divertida apresenta as curiosidades de cada animal. As crianças podem ordenhar vacas, andar a cavalo, passear de charrete, alimentar os animais e conhecer o berçário onde ficam todos os recém-nascidos.

Bicho Mania

Uma minifazenda junto da Reserva Florestal de Caucaia do Alto, onde as crianças têm a oportunidade de conhecer como é a vida rural. Elas podem ordenhar vacas, passear de charrete, conhecer o berçário onde ficam todos os recém-nascidos e uma horta hidropônica, fazer trilha e muito mais.

Zooparque

O Zooparque Itatiba é o maior zoológico particular do Brasil com 500 mil m² de área verde inserida em um fragmento de Mata Atlântica.  São cerca de 1.000 animais de 180 diferentes espécies, entre elas várias ameaçadas de extinção. O Zooparque desenvolve diariamente conceitos de educação, pesquisa e conservação, pilares fundadores desta instituição.

O Zooparque mantém uma grande biodiversidade de aves, além de mamíferos, répteis e anfíbios. Aqui encontra-se a maior família de rinocerontes brancos do Brasil, além de elefantes, hipopótamos e girafas que vivem em recintos naturalistas que reproduzem seu habitat natural. Essa filosofia consiste principalmente em preservar a ecologia do animal e também proporcionar um conhecimento mais amplo ao visitante já que os recintos são “pequenas amostras” dos mais variados ecossistemas mundiais.

Sabor da Fazenda – Projeto Dedinho Verde Educação ambiental e práticas de jardinagem para crianças

Idealizado em 1996 pelas educadoras Silvia Jeha, Ana Maria Dourado e Lucinda Vieira e localizado no bairro da Vila Maria, zona Norte de São Paulo, o Dedinho Verde é um projeto de educação ambiental e jardinagem infantil desenvolvido no viveiro orgânico Sabor de Fazenda para grupos escolares.

A iniciativa visa estimular um convívio mais harmônico com o entorno por meio de vivências lúdicas e práticas divertidas que conscientizam sobre a importância do respeito e da preservação do meio ambiente.

O passeio dura aproximadamente 3 horas. Brincando, as crianças aprendem sobre a importância da reciclagem do lixo, fazem experiências sensoriais nos canteiros de ervas aromáticas, visitam a horta, a sementeira, acompanham o passo a passo do crescimento das plantas, desde a germinação até a planta adulta, conhecem o minhocário e a importância dos bichinhos do jardim para a reciclagem do lixo orgânico e entram em contato com alguns conceitos, como agricultura orgânica, compostagem, reciclagem do lixo orgânico entre outros.

Parque Sabina

Instalada em uma área total de 24 mil m², possui 11 mil m² ocupados pelo prédio principal da Sabina e 3 mil m² do Planetário, totalizando 14 mil m² de área construída. O pavilhão foi idealizado pelo premiado arquiteto Paulo Mendes da Rocha e abriga em seus dois pavimentos simuladores, pinguins, serpentes e peixes. Além de inúmeros equipamentos e experimentos na área da física, química e biologia e exposições temporárias, o espaço abriga ainda laboratório musical, biblioteca, auditório e salas de aula.

Pinacoteca

Fundada em 1905, é o mais antigo e um dos mais importantes museus de arte do Brasil, ocupa um edifício no Jardim da Luz, no centro de São Paulo. Foi projetada por Ramos de Azevedo e Domiziano Rossi para ser a sede do Liceu de Artes e Ofícios e foi regulamentada como museu público em 1911.

A Pinacoteca do Estado abriga um dos maiores e mais representativos acervos de arte brasileira, com quase 8 mil peças, abrangendo majoritariamente a história da pintura brasileira dos séculos XIX e XX.

Museu da Língua Portuguesa

O museu é dedicado à valorização e difusão do nosso idioma (patrimônio imaterial) e apresenta uma forma expositiva diferenciada das demais instituições museológicas do país e do mundo, usando tecnologia de ponta e recursos interativos para a apresentação de seus conteúdos.

MAM

O Museu de Arte Moderna de São Paulo é uma sociedade civil de interesse público, sem fins lucrativos, fundada em 1948. Sua coleção possui mais de 5 mil obras produzidas pelos nomes mais representativos da arte moderna e contemporânea, principalmente brasileira. Está localizado no Parque Ibirapuera, a mais importante área verde de São Paulo. O edifício foi adaptado por Lina Bo Bardi e possui, além das salas de exposição, ateliê, biblioteca, auditório, restaurante e loja. Os espaços do museu se integram visualmente ao Jardim de Esculturas, projetado por Roberto Burle Marx para abrigar obras da coleção.

A cada dois anos, o MAM realiza o Panorama da Arte Brasileira, exposição que resulta do mapeamento da produção contemporânea em todas as regiões do país. O crescimento do interesse pela arte brasileira no mundo consolidou o Panorama como uma mostra relevante no circuito artístico internacional.

Parque Ibirapuera

É o mais importante Parque Urbano da cidade de São Paulo. Foi inaugurado em 21 de agosto de 1954 para a comemoração do quarto centenário da cidade. No município, é superado em tamanho apenas pelo Parque do Carmo e pelo Parque Anhanguera.

O parque é administrado pela Secretaria do Verde e Meio Ambiente da Prefeitura de São Paulo, contudo, dentro do parque há inúmeros museus, auditórios, bienal e outros espaços administrados por fundações ou outras secretarias municipais ou estaduais. O parque conta com ciclovia e treze quadras iluminadas, além de pistas destinadas a corridas, passeios e descanso, todas integradas à área cultural. Sua área é de 1,584 km², e os seus três lagos artificiais e interligados ocupam 15,7 mil m².

Sabesp

A Sabesp é uma empresa de economia mista responsável pelo fornecimento de água, coleta e tratamento de esgotos de 364 municípios do Estado de São Paulo. É considerada uma das maiores empresas de saneamento do mundo em população atendida. São 28,2 milhões de pessoas abastecidas com água e 22,1 milhões de pessoas com coleta de esgotos.
Em parceria com empresas privadas, a Companhia também atua em outros quatro municípios, Mogi-Mirim, Castilho, Andradina e Mairinque, além de realizar serviços de consultoria, no Panamá e em Honduras, e parcerias com as concessionárias estaduais de saneamento dos Estados de Alagoas e Espírito Santo. Além dos serviços de saneamento básico, a Sabesp está habilitada a atuar nos mercados de drenagem, serviços de limpeza urbana, manejo de resíduos sólidos e energia.

Salesópolis

A Estância Turística de Salesópolis é o berço do lendário e histórico Rio Tietê. Localizada a 96 km da capital e a 1027 m de altitude na Serra do Mar, em meio à mata nativa, a leste da cidade de São Paulo, seu território é abrangido pela Lei de Proteção aos Mananciais. O parque está localizado a 16 km do centro, possui 99 mil m2 e recebe visitantes diariamente, tornando a Nascente do Rio Tietê a principal atração turística de Salesópolis.

Museu da Imigração

O Museu da Imigração do Estado de São Paulo herda do Memorial do Imigrante toda a história de preservação da memória das pessoas que chegaram ao Brasil por meio da Hospedaria de Imigrantes, e o relacionamento construído, ao longo dos anos, com as diversas comunidades representativas da cidade e do Estado.